Pesquisar

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

RN - Fenômeno que se repete...

Dia desse andando em uma condução para minha casa ouvi um conversa interessante sobre a política potiguar.
Duas senhoras falavam animadamente sobre os candidados a governadores, senadores e deputados..


















Dessa conversa pude fazer algumas observações que revelam o tipo de voto que é dado aos políticos aqui no RN.
1 - A "venda" de votos ainda é fato bastante comum, e ela se dá com os postulantes a cargos de governadores, senadores e deputados. A maioria dos eleitores "vendem' seu voto por cimento, areia, barro, tijolos, gasolina, passagens de ônibus, etc...
2 - A constatação que se faz com relação ao que falei no 1º ponto, e que colhi dessa conversa entre as senhoras é que: Todos vão "roubar", então devo levar alguma coisa em em troca prá que esses políticos não tenham meu voto de graça.
3 - Já o voto para presidente da república não segue esse padrão. A sensação é que, se existe alguém que pode ajudar o mais pobre, o mais necessitado, esse alguém é o presidente da república. E por consequencia, esse é um voto que não está a "venda".

Analisando os aspectos abordados acima constata-se que as oligarquias que se instalaram no estado partem para a campanha sempre tentando "fisgar" o eleitor com os chamados votos "comprados".. Isso é bastante real, principalmente no interior do estado.
Connheço muitas pessoas que adquirem algum bem ou serviço nesse peíodo, que para muitos é a chance de ouro do ano....

Daí descola-se totalmente a questão partidária ou ideológica do voto.

Esse é um viés ao meu ver pelo qual o presidente Lula, que mesmo com sua alta popularidade no estado, não consegue transferir votos para os seus alidados, e tirar da política desafetos como José Agripino do DEM potiguar....

É isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário